BLOGGER TEMPLATES AND Tagged Layouts »

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

São rosas, senhor, são rosas!

Não sei bem porquê, esta semana tenho estado a pensar no Milagre das Rosas. Vocês sabem, aquele que diz que a Rainha Santa Isabel transformou o pão que levava no regaço para os pobres em rosas para o esconder de D. Dinis.

Eu ás vezes pergunto-me porque raio cria a memória coletiva estes mitos. É que para já, não enganou ninguém, que D. Dinis devia ver o TV Rural (esse é outro em que tenho pensado e sobre o qual queria escrever, mas temo não perceber muito do assunto), e sabia que não havia rosas em Janeiro. E depois, porque a única vantagem que o golpe teve foi salvar o Santissimo rabo da Rainha Santa. Isto é, a não ser que as rosas depois se tenham voltado a transformar em pão, mas a lenda não fala disso, por isso suponho que as rosas devem ter adornado o Mosteiro de Santa Clara, mas não mataram a fome a ninguém.

Da mesma maneira que ir todos os anos a pé a Fátima não vai fazer o Benfica campeão...a não ser que a Nossa Senhora encarne os árbitros que os ajudam todos os anos a ganhar a Taça da Liga...

Santa Isabel, Senhora de Fátima...muitas santas neste país, mas verdade seja dita, milagres que era bom, esses escasseiam, como o pão em Coimbra que as rosas substituíram.

2 comentários:

Daniela Lopes disse...

Tehteh, eu adoro, adoro mesmo a tua maneira de escrever. Fico fascinada. Desta feita... já pensas-te propôr o teu blogue a alguma empresa de críticas? Eu acho que darias uma ótima crítica, nem que fosse para aquelas colunas laterais de jornal. Eu leria, com toda a certeza. Acho que tens mesmo jeito. :)

TehTeh disse...

a ideia é chegar aí um dia...primeiro aqui, tentar ganhar notoriedade e depois ver onde me leva =)

xoxo