BLOGGER TEMPLATES AND Tagged Layouts »

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Mas foi Moção de quê, afinal?

Eu sei, eu sei, este blog não é muito ativo. Este blog vive de emoções fortes, e nem sempre a sua autora  as sente.

Estava à espera de ver se a Crise Politica -  vamos em quê, 18 dias? - dava nalguma coisa, mas acho assim um  pouco como esperar para ver quem ganha o Big Brother ou quando nasce o Bebé Real. Ou melhor ainda, imaginem comigo, uma crise de reféns, tipo a do filme Argo, em que em vez de 10 diplomatas é um País inteiro à espera que Raptores Governo e Polícia PS negociem a sua libertação.

Para ser sincera, acho que a única coisa que esta novela vai dar é uma Crise ainda maior, possivelmente uma Crise Interna no PS, que leva à Queda de 2 governos consecutivos. E foi por causa do meu descrédito em toda a situação que fiquei apenas a observar até agora.

O que me fez vir aqui hoje, foi, pois então, a Moção dos Verdes. Bem, ela era para ser de Censura, e até era bem intencionada. O problema é que o nosso parlamento é como o bendito do Conselho de Segurança da ONU, com o PSD como China e o CDS como Rússia, permanentemente a conspirar para vetar qualquer proposta.

E é isto que me deixa com o  Tico e o Teco a fazer luta greco-romana no meu crânio. Nós temos uma Constituição que nos deixa de mãos e pés atados. Porquê? Porque é quase impossível passar o que quer que seja contra uma maioria absoluta, por muito frágil que seja. E esse é o primeiro erro. Se ela é indispensável à estabilidade governativa, também é a maior obstrução que se pode fazer à democracia, por muito hipócrita que seja em qualquer das suas incarnações.

Juntem a isto um Presidente que é quase indemissível, e vos posso garantir, qualquer ato é uma Moção de Confiança.

Mas vivemos num País Democrático, é o que dizem...

0 comentários: