BLOGGER TEMPLATES AND Tagged Layouts »

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Da NSA, Snowden e as escutas...

E pronto, lá anda tudo a correr como galinhas sem cabeça outra vez. Eu sei que estamos na era da informação e isso assusta, mas exatamente por estarmos na era da informação é que já toda a gente devia estar à espera disto.

  • Prova nº1 - se há pirataria informática para pedófilia, roubos, hackers que destroem sistemas inteiros...porque raio não haveria de haver espionagem entre estados, ainda por cima quando falamos da maior agência de segurança do mundo?
  • Prova nº2 - pelo amor de Deus, a o Hitler já morreu há 50 anos e a Guerra Fria já passou há mais de 20... ainda há mesmo alguém que acha que a espionagem não existe?
  • Prova nº 3 - são os Estados Unidos . se eles conseguem inventar armas quimicas no Iraque, achavam mesmo que alguém escapava à paranoia deles?
  • E finalmente Prova nº 4 - ainda há mesmo alguém que ache que a diplomacia não era um jogo sujo depois do WikiLeaks????
A verdade é que, eu já li há quase um ano que os EUA tinham andado a investigar o Brasil de Lula. E peço desculpa se é ignorância minha, mas acho que isso já foi pré-Snowden.
É claro que Obama sabe... Obama só não saberia se não quisesse ou se outra pessoa o impedisse, por razões ainda maisgraves, pelo menos para ele e para a politica interna dos EUA. 
E é claro que é grave. Os EUA são um país paranoico por natureza, basta ver os filmes que por aí andam, e depois de 2001 ainda mais. Mas Obama era suposto ser o cúmulo da virtude e transparência, e em vez disso põe em causa a confiança e as relações com os seus maiores aliados, os escolhidos e os forçados.

Se me espantou? Não. Se me choca? Não. Se me incomoda? Não muito, seria de esperar. Só tenho pena que tenha de ser Obama a ir, por muito que não goste dele, e não outros que me incomodam mais. 

Estou é curiosa para saber que mais pode sair das Caixas de Pandora por essa internet fora...

0 comentários: