BLOGGER TEMPLATES AND Tagged Layouts »

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Desta coisa do Sporting...

Eu e o  futebol temos uma relação engraçada. De tantos em tantos anos, lá vem um período em que fico viciada, e depois volto ao normal. Quando  era pequena, apoiava o  clube dos meus pais, agora sou Sportinguista.

A questão é, a massa apoiante do Sporting é um  tanto engraçada. Estamos sempre a puxar para o mesmo lado, insatisfeitos com tudo, mas divididos. Tal como a maioria do País, achamos sempre tudo mal, mas nunca fazemos nada. Ah, e temos sempre a tendência a seguir a opinião de quem falar mais alto.

E daí talvez a massa associativa ter visto Bruno de Carvalho como um Messias. E não vou dizer que nunca foi assim comigo, porque foi. Antes de ele ser Presidente. O problema é que o BDC, desde que chegou ao 'poleiro' para estar sempre descontente com TUDO. O zumbido é tanto, que eu mal me lembro de ouvir uma palavra positiva da boca dele para quem  quer que seja.

Os nossos rivais? Inimigos. Os antigos dirigentes? Mafiosos incapazes. Os Ícones do Clube (Manuel Fernandes, Abel...)? Traidores Incompetentes. Os jogadores? Uma vergonha.

E se por um lado eu até percebo onde o BDC quer chegar - ele quer impor-se à estrutura, por norma desestruturada,  do clube, e ao sistema instalado que parece estar sempre contra nós (acho que já vos contei a minha teoria sobre os sorteios...), a verdade é que ele está a falhar em muita coisa.

Primeiro que tudo, está a destruír a identidade do Sporting, acabando com todos os símbolos que temos (ainda estou à espera que ele insulte o Jubas e o Visconde....) e por outro está a fazer com  que se riam ainda mais de nós, ao provocar uma confusão enorme, que faz com que o Sporting pareça a Casa dos Segredos.

E nem me venham falar do blackout, que a única coisa que fez foi trazer o papagaio do Eduardo para a ribalta, e pôr toda a estrutura em causa.

Isto tudo para dizer que estou com o Marco Silva. Acho que ele teve imensa classe ontem, e soube comportar-se como um homem, sem pôr ninguém em causa.

E já agora, mostrou também porque é que é ele o treinador e não o BDC. Porque honestamente, a não ser que tenhamos visto jogos diferentes, aqueles gajos todos com nomes difíceis de dizer pareceram-me enormes cepos, que tiveram a sorte de apanhar o Vitória distraído duas vezes.

E tenho dito, espero que o BDC não venha dizer mal de mim para a TV... ou o sr. Eduardo, que é o megafone dele.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

I'M SCARED!!!

Tenho-me sentido mal esta semana. Na segunda-feira estava com dores de cabeça, tive mesmo de parar. Mas eu sabia que estava naquela altura do mês, e isso é relativamente normal.

Mas agora está estranho. Esta semana já tive dores de cabeça, dores nas pernas, gases, pontadas na vagina, cólicas e pontadas nos olhos (e nem estava ao PC) e hoje tenho estado com dores no peito, e imenso frio (já desde terça ao fim da tarde, quando estou em casa).

Para que se entenda, eu tenho problemas respiratórios e de estomago. E de certo modo de intestino também.

E não é a primeira vez que tenho estes sintomas. Mas nunca tive problemas de coração, por exemplo. Por outro lado, eu tenho problemas graves de visão, e morro de medo de ficar cega.

A questão é, estamos naquela altura do mês, e eu mudei de pilula o mês passado, por isso estou convencida que tenha a ver com isso.

Infelizmente isso não me impede de ter medo de passar o Natal doente, ou pior, no hospital. Porque já lá passei muito tempo ao longo dos anos e não quero voltar. =(

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Dos feríados

Agora por causa do 1 de dezembro - e das eleições - decidiram recomeçar a discutir os feríados. Confesso que acho tudo isto bastante caricato.

Eu, talvez por estar em casa desde que a lei entrou em efeito, mal me lembro de quais os feríados que já eram. Mas a verdade é que, apesar de os feríados nunca serem demais, as coisas que se celebram neste país são um bocado ridículas.

Senão vejamos, só nos religiosos temos:
S. João, S. Pedro, Sto. António
Três Nossas Senhoras diferentes, se não estou em erro
Corpo de Deus
Dia de Todos os Santos...

E depois nos políticos temos:
25 de Abril
Dia de Portugal
Implantação da República
Restauração da Independência

E aposto que me falta mais algum... Mas para quê? Mas isto não celebra tudo, em essência, o mesmo? Todos estes dias são de Portugal. Simplesmente celebram marcos diferentes, muitos deles ultrapassados e esquecidos. Já para não falar que 10 de junho não tem significado algum na história, a não ser que morreu Camões.

Então por que raio celebramos nós estas datas todas?

Não que eu queira menos feríados, não é isso... mas eu pessoalmente não conheço país nenhum  com tanto Dia Nacional... E isso faz-me pensar que talvez o anormal que decidiu tirar 4 feríados (e agora os quer repor) talvez tivesse alguma razão em chamar aos Portugueses preguiçosos...

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Legionela

Eu tenho de ser sincera. Para mim, toda esta história da legionela é muito estranha.

Talvez eu leia demasiadas teorias da conspiração, mas para mim, isto cheira a esturro, e ou  há um grupo de nazis a tentar matar a população de Vila Franca, ou um complô para vender àgua engarrafada.

Porquê? Porque tudo está a acontecer de forma tão estratégica e organizada que parece de propósito.

A doença, rara hoje em dia, apareceu exatamente quando o frio começou a chegar, altura mais propícia para gripes e pneumonias.

Os casos duplicam todos os dias, mas as vitimas são relativamente poucas.

A localização são 3 freguesias em Vila Franca. Não se sabe qual é o foco de transmissão, mas sabe-se a localização precisa.

Está mesmo  ao pé de Lisboa, mas não lá, criando uma espécie de pânico, mas nem por isso.

A doença não é contagiosa, e tanto quanto se está a ver, não se está propagar, apesar de já haver casos até cá em cima.

Nem todos os infectados adoecem.


A minha conclusão: daqui a uns dias isto já passou, e este alarmismo foi  todo para nada. Até porque a doença é bem mais dificil de apanhar do que parece.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Estranho esquema...

Hoje bateram-nos à porta a dizer que tinhamos uma queixa na Camara Municipal por termos uma marquise ilegal. Que não temos. Disseram-nos que a queixa tinha sido feita de forma anónima e que poderiamos incorrer numa multa.

A minha mãe conviou o gajo para entrar e ver que não existia marquise.  Ele recusou, ainda bem.

O meu pai foi à Camara e descobrimos que foi um esquema, provavelmente para extorquir dinheiro, e muito mal feito por sinal.

Mas os meus pais caíram. Achamos que é sempre com os outros que acontece. Não é não.

Tenham cuidado.

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Fica mal!!!!

Jessica Augusto queixa-se de falta de apoios. Ela tem um clube. Recebe ordenado. Tem condições de treino. Tem cobertura televisiva. Que quer ela mais? Um pavilhão tipo Euro 2004 só para ela ir lá treinar?

Acho que lhe fica mal. Tudo bem, o atletismo não é o futebol, ou o ciclismo de estrada, mas ela tem noção dos miljhares de atletas amadores neste país que têm de PAGAR PARA TREINAR? Da luta que é arranjar um clube ou patrocinador? Dos campeões que temos e que a televisão e a imprensa ignoram?

Já para não falar dos artistas, que Deus sabe os apoios que eles não têm.

Posso até estar a ser injusta, mas não  acho. E na verdade, ela também o está a ser.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Quando paramos de fazer vénias aos judeus?

Eu sei que é sempre complicado e perigoso falar do conflito no Médio Oriente, mas por alguma razão conflito irrita-me supremamente, e simplesmente não consigo ficar calada (e também não me parece que os Israelitas falem Português, tal como eu não falo Hebraico).

Talvez isto seja influência da professora assistente que eu tive no último ano de faculdade, cuja tese de doutoramento era sobre a Palestina (até aí eu era mais Bósnia, Vietname, etc), mas nos últimos anos tenho tentado estar atenta, estudar e perceber o conflito Israelo-Árabe, e não consigo,  sobretudo quando oiço todos os dias na televisão o número de Palestinianos mortos, chegar a outra conclusão.

Está na hora de parar de fazer vénias aos Judeus.

Para que se entenda, os Palestinianos estavam quietinhos, na sua vida, quando os Judeus (e não, nem sequer eram Judeus da Alemanha e da Polónia como se possa pensar) lá chegaram em 1949, se não estou em erro. A terra era um Protetorado de alguém, e foi oferecido aos Judeus, apesar de  na verdade não existir um direito para isso.

Como se isso não bastasse, eles invadiram  os territórios para se espandirem para a 'Terra Prometida', que verdade seja dita, nada no Direito Internacional lhes prometia. E depois, foram armados pelos Americanos - os mesmos que criaram os talibãs, ups! - porque basicamente se sentiam mal por não os terem salvo antes.

A Palesfina tem grupos armados sim, mas nunca andaram a lutar noutras guerras, tipo  os israelitas no Egito. E já repararam que quase só morrem Palestinianos? Eles estão indefesos!

Se fosse com russos, com negros, com hispanicos ou asiáticos, já a ONU tinha lançado sanções bem pesadas. Mas como são os coitadinhos dos Judeus, não se faz nada a não ser mandar falar.

Morreram milhões de Judeus, é certo, mas não foram os Palestinianos, ou quaisquer outros árabes, já agora, que lhes fizeram isso, e certamente eles já mataram mais vizinhos ao longo dos anos.

E por isso basta! Está na hora de parar de fazer vénias aos Judeus, assumir responsabilidade e acabar com o conflito.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

O cão da minha madrinha morreu

Desde que a minha mãe me disse, já tive várias reações.

Primeiro fiquei sem reação. Na verdade, é algo que esperava já, e de certa forma é um alivio.

Depois percebi que ela vinha para cá. E aí fiquei um pouco irritada. Porque na verdade, a última coisa que me apetece é ter de a acomodar ou consolar, seja como for.

É egoísta, mas eu estou sensivel, e sem paciência, e só consigo pensar nos planos de que terei de abdicar por causa disto.

Sei que sou insensivel, mas não gosto de cães, a verdade é essa. Tenho medo deles desde há já bastante tempo.

Mas neste caso a culpa nem é do cão. O Zeus, coitadinho, era um cão dócil, ou não estivesse ele a morrer desde que o conhecia.

O cão sempre esteve a morrer. Era doente, e ela só se queixava do quanto ele sofria, mas recusava-se a deixá-lo ir. E a mim dá-me a volta ao estomago, pensar em tudo: no que ela fazia o cão sofrer, no que ela própria sofria sempre à espera que ele morresse, no meu padrinho, na vida que eles não faziam por que o cão estava a sofrer.

Para mim, e eu sei que estou de fora, o cão já tinha morrido há muito. É assim que penso sobre todos os seres que estão em sofrimento ou que não têm uma vida plena, incluindo seres humanos. Obrigá-los a viver nessas condições é o mais cruel que se pode fazer na minha opinião.

E por isso, não me peçam que tenha estomago para chorar com ela, porque ela só sofre o que sofre porque quis adiar o inevitável e arrastar-nos todos com ela.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Nos

Já vos disse que não gosto de 'Nos'? Yap, esta frase não faz muito sentido, como nada que se possa dizer relacionado com esta empresa. Vocês sabem qual, aquela cujos anúncios dão na TV em quase todos os intervalos, e várias vezes em muitas ocasiões.


Já não basta os anúncios serem irritantes e estarem quase a fazer-me enjoar o Fredy Mercury, o raio da empresa ainda tinha de ter um nome estupido? Gostava sinceramente de saber quem decidiu que juntando ZON e Optimus obtinha uma coisa de seu nome 'Nos', e que tipo de drogas andava a fumar, porque este 
e o nome mais estúpido que já vi. Se não vejam o que vai acontecer:

Esta semana temos o NOS Primavera Sound
No Verão vamos ter um tal de NOS Alive
Se quiserem ver um filme vão à NOS Lusomundo
E para o ano vamos ver jogos da Liga NOS Sagres

Se tiverem um problema com a televisão têm de se queixar a NOS
E quando ligarem para o atendimento vão ouvir 'NOS Bom dia' e se vos ligarem vão dizer 'Daqui fala NOS'
Ah, e não se esqueçam que quando vos tentarem vender serviços vão falar-vos do que 'NOS pode oferecer-vos'.

Agora tentem dizer estas coisas sem se rirem...

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Ai Costa, a vida Costa!

Estou furibunda com isto do PS, e ainda mais pelos cabelos com António Costa. Tanto que nem sei por onde começar.

As Europeias foram um desastre, para todos menos Jerónimo e Marinho, diria eu. Mas mais que tudo foram um desastre para Portugal, e de certa forma para a democracia. Não foi a tal vitória do PS, mas também não foi a derrota que o (ainda mais derrotado) governo quer deixar parecer. A vontade de 30% dos Portugueses não é nem devia ser tida como representativa. Sobretudo em condições excecionais como estas.

E eu odeio o timing de Costa. ELE É PRESIDENTE DA CAMARA DE LISBOA. Se quer mais tachos, que se meta numa empresa qualquer (ouvi a dona Inércia chamar por ele...). Já é a terceira vez que ele faz este jogo, e não sei porque nunca o leva para a frente, mas sei que desta feita ele avança porque sabe que tem o tempo em Lisboa contado e quer subir o poleiro. Pura e simplesmente.

Se Seguro não conduziu bem a campanha? Talvez não, mas alguém o fez? Ele fez a campanha que podia fazer quando todos (estou a olhar para vocês, BE) lhe faziam tiro ao alvo. E agora o resto do PS pegou no arco e nas flechas e juntou-se à festa. Acho isso estupido, e desleal, e é por isso que o PS ainda não derrubou o governo. Porque enquanto o PS se derruba a ele mesmo a cada eleição, os amigos do Coelho continuam juntinhos, mesmp errados e a perder.

E mais, dou-lhes razão noutra coisa: se Costa quer a liderança do PS, tem de abandonar Lisboa e é já. Nada de assumir a liderança e depois deixar Lisboa a 'arder' para ir para São Bento.

Para mim, Costa é um oportunista em quem eu não confio. E faço já aqui uma promessa: sejam antecipadas ou a tempo, se Costa for candidato às próximas legislativas, o PS perde o meu voto. E se este governo continuar por isso, temos pena.


terça-feira, 20 de maio de 2014

São Europeias, gente!

Já não falava de politica há algum tempo. Confesso que tenho evitado prestar demasiada atenção ao circo que é a politica no nosso país, mas a campanha para as Europeias (são domingo, dia 25, parece que nem vai estar Sol, por isso toca a ir votar!) está a dar comigo em doida.

Eu percebo, que o governo está numa posição precária. Percebo que neste país todas as eleições são ensaios para as legislativas, e que pela coerência, até convém manter o discurso.

Mas há algo que as pessoas parecem não perceber, partidos incluídos. SÃO EUROPEIAS, NÃO LEGISLATIVAS. Na Europa, pouco importa se o S+ocrates chamou a Troika ou não, ou mesmo se o Portas comprou submarinos. Não se pode fazer campanha para consumo externo como se faz para interno, até porque o Parlamento Europeu não é a Assembleia da República.

No Parlmento Europeu não há Portugal, Espanha, França, muito menos PS, PSD, BE. No Parlamento Europeu há Blocos que reunem vários partidos, independentemente do país. E é nisso que as pessoas deveriam pensar. Nas figuras que levam e no Bloco em que elas se vão inserir e qual o Bloco que vai ajudar mais Portugal.

Mas quem pode censurar os Portugueses por pensarem que estão nas legislativas, quando a campanha é feita como se fosse o mesmo? Já ouvi falar mais em Sócrates e Passos Coelho que em Assis e o sr. do PSD, que de tanto ouvir falar nele, nem sei o nome. Não oiço ninguém explicar o que vai fazer por Portugal lá fora, nem mesmo a CDU, que até tem uma boa história no Parlamento Europeu.

Depois queixem-se que as pessoas preferem ir passear ou ver a abertura das portas do Rock In Rio...

PS: Nem me venham falar nas montanhas de movimentos, que até me deixam enjoada!

domingo, 4 de maio de 2014

Dia Da Mãe...

Hoje é Dia da Mãe, e com ele vêm as estatísticas. E não são das boas. Eu ainda sou do tempo em que as mulheres portuguesas tinham em média o fabuloso valor de 1.5 filhos. E já na altura se dava o pânico. Agora, a média está no ainda mais fabuloso valor de 1.27 filhos. A população está envelhecida, as nossas reformas mais ameaçadas pela falta de quem contribua para a Segurança Social do que propriamente pela Troika. Por este andar, lá para 2030 nem valerá a pena celebrar o Dia da Mãe em Portugal, porque não haverão fihos para as homenagear. É este o futuro para que Portugal caminha: um deserto em que o rir das crianças é uma memória de outro tempo, e a palavra 'mãe' está prestes a deixar o dicionário. Dá que pensar, não? Feliz Dia da Mãe, celebremos as nossas, que não sabemos se o farão por nós.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Lampião TV(s)

Antes de mais, parabéns ao Sport Clube do bairro de Benfica, só para não dizerem que tenho mau perder. Festejem enquanto podem,  vistam o Marquês, chorem, esperneiem, o que quiserem.
Até podem ocupar 11 canais de televisão, também só vejo novelas, e o vosso tempo de antena na abertura dos Telejornais está contado.

Agora... eu aceito muita coisa, até que lagartos panhonhas festejem com os srs. Lampiões, mas há coisas que são demais e me dão a volta ao estomago.

Não admito que a SIC transmita uma mensagem de um PORCO, que até chamar-lhe isto é insultar os pobres animais que nenhuma culpa têm, a dizer que os 'TRIPEIROS FIQUEM EM CASA' e 'QUEIMEM A CAMISOLA'.

Posso não ter estado muito atenta, mas nunca vi nada assim, de nenhum adepto de outro clube, incluindo os supracitados tripeiros. A gente sabe que o SLBosta é o Clube do Estado... e graças a Deus sexta é 25 de abril... e que todas as televisões neste país fazem muito pouco por esconder as suas preferências, mas não deviam incitar OFENSAS.

lLiberdade de expressão, de associação, enfim, são direitos, mas não justificam que se use momentos de ignorância para expressar publicamente opiniões ofensivas. Se vamos deixar isto acontecer, porque não dar tempo de antena aos Skinheads para contarem como os pretos nos andam a roubar os postos de trabalho?

Alguém devia ponderar seriamente o estado da televisão em Portugal, e não estou a falar nas novelas...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

De Miró à inflação baixa...

Devem estar a perguntar-se ou a que me refiro, ou o que estas duas coisas têm a ver. Bem, na verdade, nada mesmo. São só duas notícias que me preocupam e que me apeteceu comentar hoje, de tantas que me deixaram a dizer montes de asneiras durante os noticiários.

Confesso que até já me tinha esquecido desta fabulosa questão dos Mirós. Por mim, são vendidos, nem percebo esta coisa do 'património', tendo em conta que as obras nada têm a ver com este cantinho à beira mar plantado. Gostava era que fossem bem vendidas, de modo a cumprir o que era suposto, que era liquidar uma dívida. Só que o nosso fabuloso governo não se está pelos ajustes, não. Não podia vender a Berardo, apesar de ele duplicar o preço, não pode vender ao sr. Angolano, apesar de ser uma proposta excelente, que até protege o 'património'...

Simplesmente tem de ser na Christie's. Ou seja, tem de dar dinheiro aos nossos melhores amigos, os ingleses, coreendo o risco de perder dinheiro e quadros. Assim se protege o 'património' em Portugal, meninos, aprendam!

Agora, se já todos sabemos dos Mirós, acho que a questão de 'inflação baixa' é nova. Eu sempre ouvir falar na inflação como um bicho papão, que só aparece quando há crise e faz a vida ficar mais cara. Portugal tem uma negativa, a UE tem mais de 7% e aparentemente é pouco, segundo quem sabe, porque assim os bancos não podem estimular o consumo. Sou só eu que fico perplexa e preocupada ao ouvir isto???

quarta-feira, 26 de março de 2014

Guess I screwed up

Aviso já que isto é um desabafo dos antigos. Não sobre um problema social, ou uma notícia que ouvi, mas sobre mim.

Parece que ofendi uma pessoa de quem até gosto, online, e sem saber fui parar à lista negra dela. E por incrivel que possa parecer, tendo em conta que acho que a maioria das pessoas em geral online acha que eu sou dramática mas insensivel e inapta de qualquer dos modos, magoa.

Não gosto de sentir que desiludi alguém. Nem que passei a impressão errada. Ou que magoei alguém quando a minha intenção era a contrária.

Magoa-me mais que pensem que sou má, e que faço as coisas de propósito para magoar, do que me chamem feia, estúpida, deficiente ou demasiado chata e dramática. Porque não sou.

Posso ser rispida, inconveniente sem ter noção disso. Mas nunca perseguiria alguém online só para magoar.

E pode ser a pessoa que está apenas sensivel, mas odeio pensar que deixei essa impressão.

domingo, 16 de março de 2014

Daquela confusão dos iogurtes...

Eu não sei se quem por cá passa tem noção desta fabulosa 'polémica' dos iogurtes nos estágios da Danone, mas sinceramente não entendo. Andam a fazer uma verdadeira 'tempestade num copo de iogurte'.

Ora, neste país quase nunca se pagam estágios, muito menos curriculares, que aparentemente é o que estes são. E está errado. Nestes ainda se entende, porque a ideia é que funcionem como aulas, e a pessoa ainda não é efetivamente profissional da área, mas nos outros é indecente.

Os meninos que concorreram aos estágios devem ter tido noção disso,  porque normalmente é assim que acontece. O facto de lhes darem iogurtes é um bónus, não uma contrapartida contratual, e se fosse a eles não me queixava, porque é mais do que muita gente dá.

Pessoalmente, acho que quem criou esta polémica não deve viver no mesmo país que a maioria de nós, e não tem noção de como os jovens são tratados ao entrar no mercado de trabalho.

Sinceramente, acho que o totó (para não chamar pior), devia era preocupar-se com o facto de que a maioria de nós não só não recebe, como tem de arcar com todos os custos para fazer um estágio, e nem os ditos iogurtes recebe em troca.

Porque receber iogurtes é ter em parte as mesmas cortesias que um funcionário, ter de pagar para trabalhar é ser explorado.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Da D. Maria Helena

Não é que eu seja particularmente crente ou supersticiosa. Acreditem ou não, não o  sou. Mas de manhã ao arranjar-me preciso de uma companhia, e ouvir as 'parvoíces' da D. Maria Helena Martins na 'Vida Nas Cartas' é bastante mais divertido ao acordar do que as notícias.

Já no tempo da Maya muita coisa me fazia confusão no programa e, não se ofendam os crentes, com as várias manias da sra. (toda a gente é péssimista, as Marias não podem ser apenas Marias, etc), mais do que nunca me inspira pouca confiança.

Mas o que sempre me intrigou mais foi a divulgação do número para as consultas, para o qual as pessoas têm de ligar 'AGORA', porque 'os números são todos apagados' e 'vai conseguir falar comigo com uma ou duas chamadinhas'.

Ora se assim fosse, depreendo eu, que apenas a primeira pessoa conseguiria ser atendida, o que já se sabe que não é o caso. Já para não falar que ela por vezes repete o aviso durante minutos, mudando ligeiramente o discurso, o que não faria sentido, porque as hipóteses diminuiriam com o tempo. Ainda mais, quando já é para a consulta do dia seguinte, ou pior, da segunda-feira seguinte.

Ora, se eu tinha dúvidas que há um esquema por detrás disto, ontem desvaneceram-se. É que uma senhora foi atendida, já a meio do programa, e tinha ligado apenas uma vez. Até aí tudo bem. Se a senhora em questão não o tivesse feito NO DIA ANTERIOR. Penso que não será preciso um génio para saber que, se os números tivessem sido todos apagados, esta senhora não poderia ter sido atendida.

Torna-se óbvio para mim que há aqui um esquema que se aproveita das pessoas, e bem, pois pelo que sei este programa paga metade da programação da SIC... a minha pergunta é qual.

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Da 'Polémica das Praxes'

Para ser muito sincera, acho ridículo todo o circo que está a envolver o acidente do Meco e a 'polémica das praxes'. Eu percebo que as famílias querem respostas, e é um direito que se lhes assiste, mas está na cara  que, praxe ou não, foi um acidente. Ou agora morrem seis pessoas numa embarcação de pesca é um acidente, mas seis jovens são levados pelo mar e só porque estavam em praxe já é homicídio?

É trágico, e sei que não é o que querem ouvir, mas não há ninguém a julgar. Há muita coisa errada nas praxes, acho incrível que só agora se tenha percebido isso, e por vezes até deve haver casos em que haverá crimes e pessoas a serem julgados, mas não neste caso. Não podemos misturar as coisas. Uma coisa é irresponsabilidade e estupidez, outra é crime.

Agora, não vou dizer que não se deve fazer nada em relação ás praxes e às práticas abusivas que elas 'encobrem'. Há de tudo nas praxes. Eu não praxei, e nunca vi nada de pior, mas sei que existe, já ouvi falar, e sei de quem foi vitima. Mas é preciso dizer também que há praxes realmente boas, sei bem disso, que também ouvi relatos desses.

O que eu acho é que, as AEs, AAs, Comissões de Estudantes e as próprias Universidades não se podem demitir do que se passa no seu seio. Eu sei que a Praxe não é da responsabilidade deles, mas se eles não estão aptos a governar-se como deve ser, alguém tem de tomar a iniciativa, e se estão aptos a organizar atividades que em tudo têm a ver com a Praxe, acho que estes orgãos não se podem dissociar dela.

Enquanto esta polémica tem rolado,  muito se tem falado, pensado e discutido aqui por casa. E se até ontem a  solução me parecia impossível, agora que hoje a encontrei. As Universidades têm de assumir a Praxe. Proibi-la ou fazer de conta que não existe não resolve nada, apenas põe os alunos em perigo, por isso a única solução é assumi-la, regulá-la, e 'controlá-la', para que possa haver responsabilidade e sanção quando sai da norma.

É um pouco como as claques desportivas: enquanto os clubes faziam de conta que elas não existiam e que nada tinham a ver com elas, a violência e a criminalidade proliferavam, Mas vejam os casos dos clubes que as assumiram, como o FC Porto, e como elas se comportam agora. Eu penso que, não sendo perfeito, é esse o caminho para as Praxes académicas.

E espero que, Praxantes ou não, adeptos seja de que clube for, possam ver isso, para que acabe 'o clima de medo nas Universidades', e toda a gente possam realmente aprender e cresceu no Mundo Académico.

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Do Sporting, das Taças, etc.

Já há muito que não escrevia por aqui. Este é o meu canto da indignação, e honestamente não tenho tido energia para estar indignada.
Mas há coisas que me irritam solenemente, daí a existência deste blog, e uma delas é o mundo do futebol, não só, mas sobretudo, o português, e em particular Bruno de Carvalho.

Eu sou do Sporting, e linchem-me se quiserem, nunca quis este badameco para Presidente. Estamos a ganhar, sim, estamos novamente a apostar na formação, excelente, mas o sucesso desportivo não é tudo, e este sr. tem de perceber que ser líder de claque ou Presidente de um clube são duas coisas completamente diferentes.

Para se ser Presidente, seja do que for, é preciso ter-se diplomacia, e queixar-se todas as semanas, ou porque ganha, ou porque perde, ou porque o árbitro fez asneira num jogo que a nada nos toca ou porque o Eusébio morreu, coitado, não é ter diplomacia.

O Sporting está a ter um extremo azar este ano, não há dúvidas disso, mas não é o FC Porto que está a ser beneficiado com isso, no plano geral das coisas. Nós nunca tivemos particularmente más relações com o Porto, nem grandes razões para isso (e não me venham com maçãs podres, a culpa é de quem vendeu, não de quem comprou), e na verdade mesmo agora não nos estão a fazer nada de mal a não ser defender os interesses deles, que é o que lhes compete.

O nosso arqui-inimigo sempre foi o do outro lado da Circular, e ao atirar para o Norte, são eles que ganham. Foram eles que nos eliminaram da Taça de Portugal cedo de mais, num sorteio curiosamente invulgar, que nos ditou uma saída precoce e injusta, são eles que ficam mais perto da final da Taça que ganham todos os anos, muitas vezes à nossa custa (ah, já se esqueceram disso???) com a saída de um dos seus adversários diretos, e são eles que ficam com a faca e o queijo na mão quando defrontam o seu adversário direto todos os anos na última jornada do campeonato, enquanto nós nos desenvencilhamos do Braga.

Ninguém achou estranho um sorteio ditar um Benfica-Sporting na 4ª eliminatória da Taça de Portugal quando ainda havia clubes da segunda divisão em prova? Ou um sorteio da Taça da Liga em que 'calham' dois grandes num grupo, quando é suposto cada um deles ser cabeça de série de um, e por coincidência o vencedor do grupo jogar justamente com o Benfica? Ou o facto de o 'sorteio' ditar há anos a fio as mesmas primeiras e últimas jornadas na Liga Zon Sagres, apenas trocando a ordem visitante-visitado?

E quem ganha com isto??? O Porto não me parece que seja. E digo-vos já que no dia em que começarmos a torcer pelos Lampiões contra os Tripeiros, é o dia em que para mim o futebol morreu.